Gilberto Maringoni

GILBERTO MARINGONI

Gilberto Maringoni é professor de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC. É também jornalista e cartunista.
MUSK E GOVERNO LULA
O governo caminha para um não-lugar?

10/4/2024 | É preciso apoiar seu governo resolutamente, pois do outro lado está o fascismo. Mas o poder Executivo precisa sair de seu administrativismo burocrático e de sua pusilanimidade preocupante e vir para a luta política. O não-lugar na política é o abismo

ELEIÇÃO PORTUGAL
O mundo gira e o neofascismo lusitano roda - por Gilberto Maringoni

11/3/2024 | O avanço da extrema direita em seu capítulo lusitano, é inquietante e assustador. Mais do que lamentá-lo ou minimizá-lo, é preciso entender os motivos de seu crescimento e as insuficiências dos governos progressistas e sua constante busca por contentar “os mercados”

MOBILIZAÇÃO FASCISTA
Não se pode subestimar Bolsonaro na Paulista - Gilberto Maringoni

26/2/2024 | Convém não subestimar a extrema direita. Desde a posse de Lula III, o que se entende genericamente por progressismo não colocou contingente equivalente em praça pública. Apesar da defensiva, Bolsonaro age com competência ao buscar mudar o terreno de seu enfrentamento da Justiça para o Congresso

OPINIÃO
O voto dos desesperados

21/11/2023 | Javier Milei tornou-se a válvula de escape para uma população exaurida por anos de sobressaltos econômicos sem fim.

MOSSAD NO BRASIL
Esculhambação voluntária - por Gilberto Maringoni

10/11/2023 | Goste-se ou não, Hezbollah é um partido político originário do Irã e que participa do governo e do parlamento libanês. Disputa eleições democraticamente. Falar em célula terrorista do Hezbollah é forçar a mão. A não ser que adotemos a doutrina Moro: “Não tenho provas, tenho convicção"

Ver más noticias