ALTERAÇÕES

Sindnapi apoia mudanças no desconto de mensalidade associativa de aposentados

Sindicato dos Aposentados concorda com o INSS no sentido de investigar denúncias sobre novas associações de aposentados a entidades representativas

Imagem Ilustrativa.Créditos: Agência Brasil
Escrito en MOVIMENTOS el

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) manifesta apoio à decisão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de investigar denúncias e realizar alterações no procedimento de novas associações de aposentados a entidades representativas.

Na avaliação do sindicato, a medida tomada representa um avanço na proteção aos aposentados e às entidades que trabalham de forma séria. 

Veja a íntegra da nota do Sindnapi

"O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos – Sindnapi manifesta seu apoio à decisão do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS  de investigar denúncias e  realizar mudanças no procedimento de novas associações de aposentados à entidades representativas.

Até a implantação do novo sistema pelo DatavPrev, o INSS deve bloquear, a partir de maio, os descontos das mensalidades de novas adesões. A liberação só ocorrerá após adoção do sistema de biometria e assinatura eletrônica.

Conscientes dos abusos de entidades mal-intencionadas, desde janeiro de 2023, o Sindicato tem acompanhado o quadro e cobrado do INSS a apuração das denúncias relacionadas ao desconto de valor indevido nos benefícios, bem como a adoção de ações para impedir a prática.

Para o Sindnapi, a medida tomada representa um avanço na proteção aos aposentados e às entidades que trabalham de forma séria. 

Esclarecemos que o bloqueio temporário dos descontos das mensalidades via INSS não impede novas associações. Contudo, somente após a efetivação do novo procedimento, os descontos serão retomados.

Mais uma vez, saudamos a iniciativa do INSS e reforçamos que continuaremos trabalhando de forma séria e transparente, prezando pela lisura do processo e segurança dos dados de todos os nossos associados".