SAÚDE

Adoçante muito comum pode aumentar risco de infarto e AVC

Novo estudo mostra que adoçante usado em chicletes, pasta de dentes e diversos alimentos pode ser prejudicial à saúde

Xilitol pode ser associado com rico maior de AVC e infartoCréditos: Pixabay
Escrito en SAÚDE el

Uma pesquisa publicada na revista European Heart Journal afirma que o xilitol, um adoçante de baixa caloria substituto do açúcar comumente usado em alimentos, chicletes, pasta de dente e outros produtos, foi associado a um aumento no risco de ataques cardíacos e derrames.

Segundo a pesquisa conduzida por pesquisadores da Cleveland Clinic descobriu que maiores ingestões de xilitol estavam associadas a um risco elevado de eventos relacionados à formação de coágulos sanguíneos, incluindo ataques cardíacos e derrames.

Os cientistas analisaram amostras de sangue de mais de 3.000 pessoas e descobriram que aqueles que haviam experimentado eventos cardiovasculares, como ataques cardíacos ou derrames, tinham níveis mais altos de xilitol no sangue.

Os pesquisadores também observaram que o xilitol desencadeou a coagulação das plaquetas no sangue humano e acelerou a coagulação em modelos de camundongos com artérias carótidas lesionadas.

“Diferenças no comportamento das plaquetas foram observadas mesmo após uma pessoa consumir uma quantidade modesta de xilitol em uma bebida típica de uma porção consumida na vida real”, explica Matthew Tomey, cardiologista do Mount Sinai Fuster Heart Hospital em Nova York.

Embora o estudo não tenha estabelecido uma relação de causa e efeito, ele serve como um lembrete cauteloso sobre os potenciais riscos à saúde associados ao consumo de quantidades elevadas de xilitol.

Temas