CENSURA

Casal lésbico retorna à novela "Terra e Paixão", da Globo, e pode ter beijo exibido

Uma das atrizes foi às redes sociais revelar que a história de Mara e Menah tinha sido cortada da trama, o que gerou revolta nos telespectadores

Casal lésbico retorna à novela "Terra e Paixão", da Globo, e pode ter beijo exibido.Créditos: Divulgação
Escrito en LGBTQIAP+ el

Em novembro deste ano, a atriz Renata Gaspar foi às redes sociais revelar que o casal lésbico Mara - personagem que ela interpreta - e Menah (Camila Damião), da novela "Terra e Paixão", não teria mais destaque na trama.

A revelação da atriz causou espanto e revolta entre os telespectadores, visto que a história de Mara e Menah vinha sendo contada de maneira bastante séria desde o início da novela "Terra e Paixão", exibida na faixa das 21 horas.

Porém, após intensas críticas e revolta, a Globo voltou atrás, e Menah e Mara voltarão a ter destaque na trama, inclusive com a possibilidade de ter um beijo exibido.

Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, autores da novela "Terra e Paixão", escreveram uma cena em que Mara pede Menah em casamento. Além disso, nos próximos capítulos, um beijo entre elas deve ser exibido.

Após desaparecerem de maneira fulminante da novela, o casal voltou a figurar nos capítulos recentes. Já tratadas como um casal de fato, no episódio que exibiu o noivado de Lucinda (Débora Falabella) com o delegado Marino (Leandro Lima), ao chegarem no evento, a noiva as felicitou como o "casal mais lindo" da região.

Entenda o veto ao casal lésbico de "Terra e Paixão"

A atriz Renata Gaspar, que atualmente interpreta Mara na novela "Terra e Paixão", foi às redes sociais afirmar que a história de sua personagem, que formaria um casal com Menah, "não terá mais desenvolvimento".

Em "Terra e Paixão", Menah (Camila Damião) e Mara são duas mulheres que se descobrem atraídas e apaixonadas. Ao longo da trama, as duas personagens enfrentaram o machismo e a lesbofobia para, então, seguirem juntas. No entanto, nas últimas semanas, as personagens desapareceram da história do folhetim.

Devido ao repentino sumiço das personagens e à cobrança dos telespectadores que torciam pelo casal, Renata Gaspar resolveu abordar o assunto nas redes sociais e prestar esclarecimentos.

Leia também: Globo, ao censurar casal lésbico, vai na contramão da indústria cultural 

"Amores, Mara e Menah não terão mais destaque na novela. Acho que quando tudo acabar falaremos mais sobre o que passamos. Mas é isso, viramos as tias que ficam em segundo plano na festa e ninguém pergunta sobre sua história, pois não querem saber. 'É aquela tia que vive com a amiga dela'", lamentou a atriz Renata Gaspar.

 

A publicação de Renata Gaspar recebeu grande apoio de admiradores e colegas de trabalho. Em seguida, Gaspar agradeceu o apoio e afirmou que é preciso lutar para que as histórias LGBT+ se tornem "naturais" nas telenovelas.

"Obrigada pelo carinho e vamos até o fim naturalizando da forma que pudermos, pois amamos as personagens e esse encontro. E sabemos o quão importante e representativo isso é para todo o Brasil. Podem desistir, mas nós jamais desistiremos", afirmou Renata Gaspar.

Além disso, Renata Gaspar explicou que sua publicação não foi para "atacar ninguém e sim para comunicar, principalmente aos fãs do casal, que nos perguntam diariamente sobre a trama, quis ser honesta e apenas deixar claro o que está acontecendo de fato".

A reportagem da Fórum entrou em contato com a Rede Globo para saber a motivação do veto à história de Mara e Menah, mas até o fechamento desta matéria, não obteve resposta. O espaço segue em aberto.

O veto à história de Mara e Menah causa certo estupor, visto que a trama de Ramiro e Kelvin tem tido amplo destaque e boa recepção por parte do público.