POLÊMICA

Heineken usa anúncios patrocinados para negar alterações na fórmula da cerveja

Mudanças no método original e menor tempo de produção não foram avisados aos consumidores e contrariam material de divulgação da empresa

Heineken usa anúncios patrocinados para negar alterações na fórmula da cerveja.Créditos: Isabella Mendes/Pexels
Escrito en BRASIL el

Documentos revelados pela coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, na semana passada indicaram que a Heineken alterou o tempo de produção de sua cerveja para 21 ou 23 dias, em vez dos 28 dias tradicionalmente anunciados em sua comunicação institucional. Esta informação não foi comunicada na semana passada aos consumidores. Como explica essa matéria da Fórum.

Agora, quando os usuários digitam o nome da cerveja Heineken no Google, o primeiro resultado que aparece é um anúncio pago pela cervejaria. Neste anúncio, a empresa nega veementemente que tenha alterado a fórmula de sua bebida no Brasil. 

Em resposta às supostas informações que circulam sobre a empresa, a Heineken patrocinou uma página no Google intitulada “No fake, No news”. Nesta página, a empresa traz a mudança na fórmula de sua cerveja.

“Sobre o tempo de produção, trabalhamos com, no mínimo, 21 dias, podendo chegar a 28 dias, ou até mais, variando de acordo com a tecnologia e necessidade de cada cervejaria, sempre com a premissa de garantir nosso padrão global de qualidade e sabor único de Heineken”, diz a empresa.

Crédito: Reprodução

Apesar da empresa ter enviado esse posicionamento ao Metrópoles na semana passada, a Heineken ainda não esclareceu o fato de não ter dito essa informação em uma comunicação oficial. No site da empresa, consta que a cerveja é fabricada da mesma maneira desde 1873, com um processo que leva "longos 28 dias". Essa informação foi reforçada em 2016 pelo mestre-cervejeiro global da Heineken, Willem van Waesberghe, durante visita ao Brasil.

“Os nossos Mestres Cervejeiros trabalham todos os dias para garantir que a qualidade da nossa cerveja continue sempre a mesma. E no Brasil isso não é diferente! (…) A fabricação de Heineken leva 28 dias e é feita em tanques horizontais, o que torna a pressão ideal para a nossa exclusiva ‘levedura A’, descoberta no século 9 e usada até hoje para garantir uma cerveja balanceada e refrescante”

Testes com tanques verticais

Há ainda uma outra alteração na fórmula original. A Heineken passou a fazer testes em tanques verticais, o que contraria a receita original e a divulgação da empresa, que enfatiza a produção em tanques horizontais — cuja pressão sob a Levedura A, ingrediente exclusivo da Heineken, seria determinante num “processo perfeito para o sabor único”. A Heineken nega em nota a produção em tanques verticais, mas admite que “inúmeros testes são realizados diariamente em todas as unidades produtivas”.

“Somente 4 das nossas 14 unidades têm capacidade para produzi-la (Jacareí/SP, Araraquara/SP, Alagoinhas/BA e Ponta Grossa/PR), justamente por serem as únicas com instalação de tanques horizontais. A realização pontual de testes não representa qualquer mudança no processo produtivo ou na receita original do produto”, disse a empresa.

No anúncio pago no buscador, a empresa alega que “a realização pontual de testes com Heineken ou qualquer outra marca não representa qualquer mudança no processo produtivo ou na receita original de Heineken e de outro produto do nosso portfólio”.

A publicidade da empresa conclui com a afirmação de que estão “comprometidos e seguros com o padrão de qualidade e fórmula que permanecem inalterados há mais de 150 anos por todo o mundo. As portas de nossas cervejarias estão abertas para apresentar nosso processo produtivo, assim como fazemos continuamente, para quem tiver interesse, em nossa experiência cervejeira Inside the Star, na unidade de Jacareí”.