PIG

Janja detona fake news de Lauro Jardim após ter nota ignorada pela Globo

Mesmo após negativa de ministro do STJ, jornalista e família Marinho mantiveram a fake news sobre pressão de Janja, que teve nota ignorada, em caso Robinho. Leia a íntegra do texto da socióloga

Janja e Lauro Jardim.Créditos: Agência Brasil / Reprodução GloboNews
Escrito en POLÍTICA el

A socióloga Rosângela Silva, a Janja, foi às redes sociais no fim da manhã desta terça-feira (2) rebater a fake news divulgada pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, após ter nota ignorada pela rede de comunicação da família Marinho.

Em matéria publicada no domingo (31) no jornal O Globo, Lauro Jardim afirma que Janja teria telefonado para o relator do caso Robinho no Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Francisco Falcão, para "pressioná-lo" a votar a favor da prisão do ex-jogador no Brasil, às vésperas do julgamento. 

LEIA TAMBÉM
Pimenta e ministro do STJ desmentem que Janja teria pressionado pela prisão de Robinho

Nesta segunda-feira (1º), o próprio ministro divulgou nota informando "que não recebeu nenhum tipo de interferência nem ligação da primeira-dama, Janja da Silva, a quem sequer conhece. Acrescentou ainda que seu voto relacionado ao caso Robinho estava pronto logo depois do Carnaval".

A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), comandada pelo ministro Paulo Pimenta, também se pronunciou sobre "falsa notícia de que Janja teria ligado para um ministro do STJ para tratar do caso do Robinho".

Mesmo diante das negativas, o jornalista e O Globo reafirmaram que "Falcão, entretanto, na semana passada, narrou a alguns interlocutores o exato teor da nota publicada por esta coluna".

Janja então foi à rede X nesta terça-feira e detonou Jardim e O Globo.

"Como a minha nota enviada ao jornal ontem à noite foi ignorada, publico ela aqui", escreveu a esposa de Lula.

"Janja gostaria de esclarecer que não realizou qualquer ligação ao ministro Francisco Falcão, a quem sequer conhece, como reconhece o próprio Ministro em nota publicada, para interpelar sobre qualquer caso. Mesmo após o ministro desmentir a acusação feita pelo jornalista Lauro Jardim em sua coluna, o jornalista insiste em reafirmar a mentira, como se as palavras publicadas pelo ministro em sua nota não valessem o suficiente. Deveria ser imprescindível aos jornalistas ter um cuidadoso trabalho de conferir fontes para evitar a propagação de fake news. Janja reforça publicamente a resposta do ministro, reafirmando que não foi feita nenhuma ligação a ele", diz o texto.

Ao final, Janja ainda alfinetou Lauro Jardim. "Desculpe Jornalista, domingo eu estava em família celebrando a Páscoa e não preocupada em ler fake news que o senhor estava publicando."