FRAUDE

Golpe: Cliente se finge de morta para não pagar despesa em pizzaria; entenda

O proprietário do estabelecimento teve prejuízo de R$ 814 e acionou a Polícia Civil de Pernambuco

Imagem Ilustrativa.Créditos: Pixabay
Escrito en BRASIL el

O empresário Alex Renato Silva, proprietário da Pizzaria Delicious Delivery, em Camaragibe, no Grande Recife (PE), foi vítima de um golpe. Ele revelou o fato em suas redes sociais.

Segundo relato, “familiares” de uma cliente encaminharam mensagem alegando que ela tinha morrido, depois que o empresário recebeu vários comprovantes falsos de Pix como “pagamento” de pizzas. O caso ocorreu em 2023, mas foi revelado por Alex nesta quinta-feira (23).

O dono da pizzaria contou que uma jovem, de 20 anos, identificada como Francielly Santos fez, ao menos, cinco pedidos no estabelecimento, entre os meses de março e abril de 2023, totalizando despesa de R$ 814.

Depois de realizar os pedidos, a mulher enviava comprovantes de pagamento via Pix para o dono da pizzaria, por meio do Instagram. Porém, todos eram falsificados.

Logo que Alex percebeu o golpe, mandou uma mensagem para a cliente cobrando a despesa. No entanto, ela alegou ter sofrido um acidente de moto e que iria se submeter a duas cirurgias, na perna e na costela.

Em seguida, o proprietário recebeu nova mensagem, com uma nota de falecimento, dando a entender que teria sido enviada por um familiar da mulher.

"É com muita tristeza que comunicamos a todos os contatos de Francielly que infelizmente, hoje pela manhã, ela veio a falecer depois de algumas complicações durante a cirurgia. Peço oração por todos nós familiares e principalmente a mãe dela, que viajou ontem. Por favor, respeite o luto da família”, dizia a nota.

A mensagem da "morte"

O empresário ficou indignado. “Essa pessoa chegou até a falar que morreu. Chegou até a falar que sofreu um acidente de moto, falou que estava internada no Hospital Getúlio Vargas e, depois, ela veio falando que morreu, infelizmente. Sendo que isso aqui é mentira. Ela não morreu. Isso aqui foi somente um tipo de chantagem emocional para tentar ver se a gente não ia na delegacia prestar queixa”, desabafou, de acordo com informações do Diário de Pernambuco.

Boletim de ocorrência

Depois do comunicado sobre a “morte” da cliente, Alex registrou um boletim de ocorrência (BO), por estelionato e fraude. 

A Polícia Civil de Pernambuco divulgou uma nota sobre o caso, dizendo que “registrou, no dia 13 de maio, por meio da Delegacia de Camaragibe, um estelionato/fraude no bairro do Timbi. A vítima, um homem de 21 anos, afirma que sofreu vários golpes de uma cliente, uma mulher de 20 anos, usando Pix falso. Um inquérito policial foi instaurado e as investigações seguirão até a elucidação dos fatos”.